FHE/POUPEX/FAM DO EXÉRCITO – SEGURO DE VIDA OU MORTE?

EMPECILHOS PARA RECEBER INDENIZAÇÃO EM VIDA – O SEGURO É DE MORTE

Ao buscar a FHE/POUPEX/FAM para dar entrada no Seguro de Vida por Invalidez por Doença ou por Acidente, uma série de documentação é exigida, onde comumente é acostada documentação médica produzida por médicos militares que julgaram pela incapacidade. Ocorre que a Seguradora MAPFRE SEGUROS, contratada para ser a operadora, com informações financeiras a sete chaves, ou seja, não se sabe como é rateado o pagamento mensal dos contratantes, dentre outros, nega-se aceitar a documentação dos médicos do quartel.

Vencido esse obstáculo a Seguradora determina perícia Médica que, em regra, nega, sumariamente, numa inspeção de minutos, muitas das vezes, sem qualquer verdadeira análise de todos os fatos e documentação. Na carta ao associado, encaminhada pela FHE/POUPEX/FAM, é apresentado que no Sinistro não se alcançou uma pontuação mínima realizada por meio de Instrumento de Avaliação de Invalidez Funcional – IAIF, documento esse desconhecido e não anexado ao processo, de forma totalmente obscura e, possivelmente ilegal, pois a dita avaliação, além de pessoal é a peça esclarecedora, mais importante, da negativa.

ALGUMAS VEZES É OFERECIDA JUNTA MÉDICA PAGA PELO ASSOCIADO

Ainda que a Perícia, determinada pela própria Seguradora, conclua por parecer favorável a receber a indenização, a Seguradora, MAPFRE SEGUROS nega, mais uma vez alegando que o Sinistro não alcançou a maldita pontuação mínima realizada por meio de Instrumento de Avaliação de Invalidez Funcional – IAIF.

A Seguradora então apresenta que, se o associado estiver inconformado com a decisão, poderá existir uma Junta Médica composta por três Médicos, sendo escolhido um pelo Associado, outro pela Seguradora e um terceiro, escolhido supostamente pelos dois primeiros médicos, detalhe: O ASSOCIADO PAGARÁ 50% DESSA JUNTA. “Artimanha para que o moribundo desista”.

O PAPEL DA FHE/POUPEX/ FAM  –  RESPOSTA AO BLOG

A Assessoria de Comunicação Social instada a se pronunciar, a respeito das acusações em redes sociais, limitou-se a responder que não se manifesta em questionamentos de processos judiciais. Estranho. Quem não deve não teme – Não é verdade. Segue os questionamentos que foram solicitados manifestação de respostas da FHE/POUPEX/FAM:

1. A página oficial da FHE dita: “conheça os nossos seguros”. Esses Seguros são realmente da FHE?

2. Caso positivo. Vocês possue autorização da SUSEP para operar seguros?

3. Caso negativo. Com de fato ocorre?

4. Como e quem escolhe o Presidente da FHE/POUPEX e FAM?

5. Essa escolha ocorre mediante qual diploma legal?

6. Quem criou a FHE? Qual documento legal? Qual a Instituição e dirigente atual responsável?

7. O que é ser estipulante de seguro?

8. Quando se deu o vínculo atual com a Seguradora Mapfre Seguros?

9. Quem realizou esse Vínculo?

10. Existiram contratos?

11. Nesse suposto Contrato estaria previsto, tabela de pontuação de Incapacidade, ainda que desconhecida pelo CFM?

12. Anterior à seguradora Mapfre, quem era a operadora?

13. Por quais motivos saiu?

14. Nos Quartéis existe ou existiram Oficiais e Sargentos responsáveis pela POUPEX?

15. São vendidos os Produtos nos Quartéis?

16. Os Escritórios estão localizados nos Quartéis?

17. Os Cargos de Direção e Gerentes Regionais são  exercidos por militares da Reserva?

18. Quais os Postos e de qual Força Armada?

19. A Seguradora Mapfre teve Processo Judicial de Recuperação Judicial?

20. Existem Oficiais da Reserva no Quadro atual e Anterior da Mapfre?

 RESPOSTA DA SUSEP – MAPFRE NÃO ESTÁ EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL

SUSEP, por meio do Senhor FLÁVIO VASCONCELOS, Coordenador de Relações Institucionais, respondeu ao Blog que a Mapfre Segura está totalmente regular, sem qualquer restrição e que existiu erro quando prestaram informação a Justiça Federal em 2016, pois o assunto específico seria a respeito se a FHE estaria credenciada como Seguradora e, no erro típico, conhecido de “copiar e colar”, o funcionário colocou ou não retirou texto pronto deixando transparecer que o assunto seria falência, massa falida e recuperação judicial, quando em verdade jamais o foi. Por outro lado apresentou que não poderia existir qualquer propaganda enganosa, no sentido de informar possuir seguros, quem, em verdade, não é seguradora.

CONTRADIÇÕES FHE/POUPEX  X  MAPFRE – EU NÃO!

A Mapfre no seu SAC informou que não trata do Seguro de Vida com Clientes com Apólices feitas pela FHE/POUPEX/FAM, ditando que quem responde é a POUPEX. Também informando que Analista decidirá sobre o fornecimento do Instrumento de Avaliação de Invalidez Funcional – IAIF, peça usada para negativas no Sinistro e vital para a licitude do processo.

A FHE/POUPEX/FAM, por sua vez ditou não ser problema dela, ditando que a Seguradora é a responsável, não podendo tratar a respeito de sinistro e do fornecimento da IAIF.

QUEM CONTRATOU A MAPFRE E RECEBE VANTAGENS DESSE CONTRATO?

A FHE/POUPEX/FAM, foi quem contratou em 2013, a atual seguradora, oferecendo como opção única ao segurado, informando que quem não aderisse perderia o seguro adquirido há décadas.

A JUSTIÇA FEDERAL É A SOLUÇÃO PARA A LIDE – A CONTINUIDADE DA JUDICIALIZAÇÃO 

O STJ, por meio da Súmula 324, equiparou a FHE/POUPEX/FAM a Autarquia Federal. Assim, como possivelmente figure no Polo Passivo, junto com a Seguradora na Lide, cresce o fenômeno da Judicialização dos assuntos ou “causos da caserna”. 

           “A continuar em passos largos, será criada a AGU MILITAR”  

7 comentários em “FHE/POUPEX/FAM DO EXÉRCITO – SEGURO DE VIDA OU MORTE?

  • 24/11/2017 em 10:02
    Permalink

    Ou seja, o ideal é darmos um chute nesse seguro/FHE e contratarmos um que realmente segure alguma coisa.

    Resposta
  • 24/11/2017 em 10:56
    Permalink

    Lembro que alguns anos atrás era prática comum os comandantes de OM induzirem os militares a se associarem à POUPEX. As “palestras” dos representantes da POUPEX eram ato de serviço, todos éramos obrigados a assistir, e mais de uma vez presenciei comandante colocando a tropa em forma e perguntando quem não era associado, inquirindo de certa forma intimidatória o motivo do militar não ter se associado. Com o tempo essa prática foi diminuindo e hoje (imagino eu) não tem sido mais adotada, talvez até mesmo porque os militares estão mais esclarecidos sobre os limites de poder de um comandante.

    Resposta
  • 24/11/2017 em 13:39
    Permalink

    Sou associado da Poupex a quase trinta anos, e como cliente antigo dou a seguinte opinião sobre os serviços de que já utilizei: O empréstimo simples é excelente, rápido e boas taxas; o empréstimo para aquisição de material de construção também é muito bom. Me decepcionei quanto ao financiamento de imóvel, pois demora bastante, muito acima da média de outras financiadoras, inclusive acabei cancelando uma solicitação que havia feito, de tão chateado que fiquei com a demora. Quanto aos seguros, parabenizo ao Messias Dias pela iniciativa de fazer essa importante matéria, pois normalmente nós pagamos os seguros achando que será tudo no padrão aceitável, porém, poucas pessoas utilizam esses serviços, considerando o universo de associados e, sendo assim, não sabíamos que existe esses entraves para receber o benefício.

    Resposta
  • 24/11/2017 em 21:10
    Permalink

    Possuo o seguro POUPEX desde 1991, se um dia precisar deste lixo, ou minha família, em caso de minha morte, ou eu ou eles (que deixarei orientados) processarão tanto a seguradora como o Exército Brasileiro por ter me vendido este produto…….não só a minha pessoa, como a muitos militares saídos das escolas militares.

    Resposta
  • 27/11/2017 em 00:17
    Permalink

    POUPEX. Tive o prazer de me desfilar em janeiro deste Não,depois da atendente me sugerir escrever uma carta para algum general visando a concessão de um empréstimo habitacional. Livre desta centelha que explora o nicho militar

    Resposta
  • 29/12/2017 em 02:58
    Permalink

    Absolutamente eu não recomendo, precisei de um refinanciamento por motivo do falecimento de minha genitora o q recebi de resposta era q eu teria q ter 48 parcelas pagas e eu tinha a epoca somente 23, terminei graças a Deus e mi disfiliei FHE/POUPEX nunca mais gente, é um engano igualmente como a SABEMI a CAPEMI CAPEMISA tudo q tiver …MI q significa (MILITAR) é furada, agora já tem uma ai SO MILITAR, meu Deus…!!!
    Grato Messias Dias Abraços!

    Resposta
  • 15/02/2018 em 21:19
    Permalink

    Ao meu ver é uma ilusão quando se acha que o juros aplicados para o empréstimo simples é baixo, pois vc já paga mensalmente como associado um valor x, quando fiz um empréstimo pelo antigo Banco Real e coloquei no papel, não pensei duas vezes e de desfiliei dessa enganação!!! Só constroem moradias que os praças não tem condições de comprar, assim vamos financiando as compras para outros!!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.