PARLAMENTAR EXIGE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO PROMOÇÕES DOS SARGENTOS QE

Deputada Federal, Líder do Partido Verde na Câmara Federal, exige do Comandante do Exército Brasileiro, Plano de Carreira que possibilite às Promoções dos Sargentos do Quadro Especial – QE, até a Graduação de Subtenente.

FALTA DE ISONOMIA E DISCRIMINAÇÃO – DITA A PARLAMENTAR

Em Carta dirigida ao General Villas Boas, Comandante do Exército, a Deputada Federal, LEANDRE, Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, apresentou que o Exército discrimina os seus  Sargentos QE, bem como de que não há Isonomia nas Forças Armadas, pois os Sargentos QE e Taifeiros da Marinha e Aeronáutica teriam ascensão profissional até Suboficial.

Segundo a Parlamentar deve existir correções urgentes, pois tais Promoções seria “Dever de Justiça” da Instituição Exército Brasileiro.

BLOG ESTEVE COM O SUBTENENTE GONZAGA – BASTANTE CÉTICO

O Deputado Federal Subtenente GONZAGA, Relator e responsável pela aprovação da SUG/195, que culminou na apresentação de Projeto de Lei ao Presidente Temer, para às Promoções dos Sargentos do QE e Taifeiros, foi cético ditando, em síntese: “não deixamos o sonho morrer. Porém tudo depende do Chefe do Executivo Federal, ouvidos o Ministro da Defesa e Comandante do Exército”.

MINISTÉRIO DA DEFESA – FIGURA DECORATIVA

Quando se trata de Plano de Carreira dos Militares, especialmente das Praças, o Ministério da Defesa não passa de mera figura decorativa que, não baixa qualquer espécie de Ato Normativo ou Regulamentação para que ocorra Isonomia, Paridade e Igualdade de tratamento na Marinha, Exército e Aeronáutica.

Da mesma forma, não passa de “elefante branco”, quando da necessidade de normatizar o pagamento de forma administrativa, das Férias não gozadas pelos Militares até o ano de 2000, bem como das Licença Especial – LE também não gozadas pelos Militares – Não é verdade que a LRM é comum a todos os Militares.

“Ministro: mais ação e menos conversa – Até o momento as suas palavras, de melhoria salarial, não passa escárnio, ou melhor, demagogia”!

 

26 comentários em “PARLAMENTAR EXIGE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO PROMOÇÕES DOS SARGENTOS QE

  • 26/12/2017 em 14:45
    Permalink

    Vale lembrar que a preterição entre os subtenentes para a promoção a QAO também causa desmotivação e perda de força de trabalho, além de irreversíveis danos psicológicos aos que sem motivo algum foram preteridos.

    Resposta
  • 26/12/2017 em 15:51
    Permalink

    A EsSA ninguém quis fazer… Não existe amparo para promoção dos QE. Não estou aqui pra dizer que merecem que ou nao merecem. Sei que independe de ser de carreira ou QE todos estão ferradossssss. Mas é muito fora de contexto o cara que não tem escola de formação é promovido antes do camarada que estudou fez concurso. Falta de respeito e reconhecimento com o militar de carreira.

    Resposta
  • 26/12/2017 em 16:22
    Permalink

    Pois é, como somos chamados de forças armadas se há discriminação entre ela?…marinha e aeronáutica ja possui essa história resolvida, pq o exército ainda não? …são três forças, e não duas!!! Falta vontade.

    Resposta
  • 26/12/2017 em 16:40
    Permalink

    não tenho nada contra o QE conseguir chegar a Subtenente, mais como fica eu e outros companheiro que fizeram EsSA, como fica nossa carreira? As promoções de sargentos ate subtenente no EB e de Subtenente a QAO, não cumpre certos critérios descritos nas leis, sendo assim as promoções de sargentos de carreiras são ilegais, mais ainda as de subtenentes a QAO. A pouco tempo o exercito COESO (ironia), aumentou o interstício dos QCO, Médicos, Dentistas, capelas, etc…….em relação aos todo poderosos oficiais de AMAN. O General Mourão, na época chefe da SEF, fez DIEx ao chefe do EME falando sobre a irregularidades e ilegalidades na mudança de interstício deles, ENGRAÇADO QUE ESTAS IRREGULARIDADES SÃO COMETIDAS NAS PROMOÇÕES DOS PRAÇAS A DÉCADAS. Então se é ilegal com eles é ilegal com os praças também.

    Resposta
    • 11/04/2018 em 20:51
      Permalink

      Engraçado não fez AMAN e sairá oficial!!!

      Resposta
  • 26/12/2017 em 17:22
    Permalink

    Engraçado aqui é que todos falam que estudaram e fizeram curso pensam só em vcs mas ninguém aqui diz que o Sgt QE não tem nenhum direito que todos vcs tem e merecem mas vcs nunca veem a situação do Sgt do QE que não passou no concurso mas tbm estudou não é transferido não faz curso e estágio e exerce funções igual a qualquer outro militar tanto o Sgt de escola quanto o Sgt QE são vítimas de um sistema ultrapassado nas forças Armadas agora os subtenente e Sgt da ESA tem que ser mais corajoso faça o que o Sgt QE estão fazendo redijam um projeto e lutem por ele é no caso de como fica o militar que prestou a ESA ele bem ou mau chega a Subtenente tem direitos o sgt QE nao lutem por melhorias para vcs e não tentem destruir a luta dos outros um abraço a todos

    Resposta
  • 26/12/2017 em 19:04
    Permalink

    Já trabalhei com vários Sgt QE, a maioria esmagadora são excelentes profissionais e merecem sim mais uma promoção. O sistema que é falho e não permite que um grande nr de ST não chegue a QAO. Precisamos lutar para que haja melhoria para os ST, e não podemos confundir essa melhoria com a não promoção do Sgt QE (a não promoção do QE não é uma melhoria para os praças de carreira).

    Resposta
  • 26/12/2017 em 19:52
    Permalink

    Eu digo que: 30 anos de Serviço o que eu vejo é quem fez concurso já tem o serviço garantido, entram as 7hs no quartel e as 17hs vão embora, não querem nada com nada, o que aprenderam nas escolas muitos deles deixam quando deixam o Portão da Escola, ai vem queimando a pestana de como conseguir pontos pra promoção por merecimento. Que concursado é esse que não tem intetesse na força em que veste a farda. EsSA a algum tempo era concurso pra 8a Serie, hoje mudou, e não é porque mudou que o Sgt QE é um Zé mané, assume a função de um deles e diz se é capaz, Escola ensina a teoria e aqui no Quartel nem a pratica muitos fazem.
    Um bando de Rambo Inrrustido.

    Resposta
  • 26/12/2017 em 20:07
    Permalink

    Gostaria de saber porque os Sgt de carreira se incomodam tanto com a luta do Sgt qe, qual o problema de lutar por melhorias se não há coragem para lutar não tentem desanimar quem tem.
    Infelizmente a força não reconheu nosso potencial não disponibilizando cursos, estágios, etc… pelo contrário fechou todas as portas e tratou de forma regulamentar como analfabetos ” não digo no dia a dia no quartel”.
    Na minha visão todos q estão na força deveriam ter o mesmo tratamento, o que não acontece devido as diversas formas de se ingressar, veja só:
    Sgt escola,Sgt QE, Sgt temporário e Sgt técnico temporário, isso no dia dia vira uma panela de pressão onde um grupo crítica o outro se achando um melhor que o outro, sem falar que acontece da mesma forma quando olhamos para os oficiais QEMA, AMAM,QCO e QAO.

    Resposta
  • 26/12/2017 em 21:27
    Permalink

    Gostaria que muitos subtenente e sargentos oriundos de escola fossem mais unidos com os Sargentos do Quadro Especial esses sargentos que hj tem acesso a vários políticos e seria de grande valia para todos inclusive projetos para as praças fica a dica

    Resposta
  • 26/12/2017 em 22:15
    Permalink

    Irmão de farda que nos criticam, por favor, ampliem seus ângulos de visada, nós QEs já os ajudamos muito e ainda ajudamos em suas jornadas e atividades da caserna.
    Vou citar apenas um exemplo, dentre milhares, exemplo irrefutável, o Subtenente após chegar no limite do seu QUADRO, quando entra para o QAO, pode galgar três posto no oficialato, sem ter feito concurso e nem AMAN, nada mais justo o Sgt QE quando chegar no topo do seu QUADRO, galgar três graduações sem tem feito a ESA por exempo.
    Reflitam sobre isso e parem de se preocupar conosco, esse tipo de apoio, pejorativo, não precisamos, porém se precisarem de nós, estaremos prontos para apoiá-los, como sempre fizemos.
    Que Deus nos abebçoe, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

    Resposta
  • 27/12/2017 em 00:08
    Permalink

    Não entendo está dor de cotovelo desse pessoal que só porque fez prova (diga se de passagem alguns na sorte) sentem dos QE já que cada conquista por nós conseguida poderia ser usada por eles para pleitear melhorias em suas carreiras.
    Vocês não vêm o quadro especial mendigando transferência nem brigando por pontuação para ser promovido, somos unidos, ao contrário desta classe que vive torcendo pela desgraça do outro por conta de colocação, na maioria das vezes passamos nossa carreira toda na mesma unidade sempre cumprindo com nossa função além de auxiliar os lobinhos quando chegam mais perdidos que cego em tiroteio.
    Depois que aprendem um pouquinho sobre a vida militar começam uma verdadeira saga tentando atrasar os outros para se sobressair e conseguir seus anseios.
    É claro que nem todos são iguais, temos bons militares carreiristas mas estes são muito conscientes e não ficarão ofendidos com isto porque vieram de uma formação exemplar desde seu lar e sabem bem do que estamos falando.
    Estudo não traz hombridade pra quem é corrompido pela inveja e egoísmo!
    Vão correr atrás do seu e deixem a vida dos outros em paz já que não tem interesse em ajudar pelo menos sejam discretos e fiquem calados!

    Resposta
  • 27/12/2017 em 00:21
    Permalink

    Se os que fizeram EsSa….nao fizeram academia AMAM….Como podem entao chegar as CAPITÃO….2TEN OU 1 TEN??? Ainda na ativa??

    Resposta
  • 27/12/2017 em 00:22
    Permalink

    Ao Sgt Basilio, muito oportuno sua fala e de suma importancia, trabalhamos sem escolha as vezes até no sacrificio de horas de lazer para entregar as folhas de pagamentos as alteraçoes de Oficiais e praças etc, as viaturas prontas na mecanica lanternagem etc e por ai vai, muitos Sgt quando vem das Escolas de formação é só teoria, e nós temos q ajuda-los, pois os de mesma formação querem mais q se explodam(…), então como disse a cima o nobre Sgt Basilio antes de criticar vamos sim olhar para o lado e alinharmos ai vamos marchar ombro a ombro pq peito a peito não chegaremos a lugar nenhum!

    Resposta
  • 27/12/2017 em 13:11
    Permalink

    Sgt Ozeias.
    Parabéns QEs de todo o Brasil pela luta em prol da nossa casta.
    Digo aos srs que o sucesso e a prosperidade são construídos no dia a dia, avançando sempre e jamais recuando diante das adversidades. Estas sempre existirão e eh bom q exitam, pois foram as dificuldades e as adversidades q fizeram o QE crescer e se desenvolver como pessoa e profissional. Mais 1x parabéns a todos estamos no caminho certo. Aos jovens Sgts “de carreira” q são contrários a promoção dos QEs digo o seguinte:
    O ser humano foi feito para progredir, avançar, melhorar dia após dia. Mexam se! Cada um constrói o seu próprio destino!! O Senhor dos Exércitos está no Cmdo!!!

    Resposta
  • 27/12/2017 em 16:05
    Permalink

    Parabéns aos Sgt QE do EB, aos poucos estão conquistando seu merecido reconhecimento. Sou favorável a toda forma de motivação para a a carreira dos militares, e a perspectiva de promoção se sobressai nessa senda, principalmente através da valoração do mérito.

    Resposta
  • 27/12/2017 em 22:07
    Permalink

    O que está se falando em equiparação com a Marinha e Aeronáutica está totalmente equivocado, pois os sargentos QE do exército brasileiro são equiparados aos sargentos QESA da Aeronáutica, pois sou um deles fui promovido a terceiro sargento como tantos outro passei sete anos nesta graduação como tantos outros e fui para a reserva como terceiro sargento, nenhum militar da Aeronáutica do quadro QESA que foi promovido a terceiro sargento teve outras promoções como citam os companheiros de farda, no entanto alguns terceiro sargento do quadro QE que pertence ao exército ainda assim conseguiram a promoção a segundo sargento. Então é uma inverdade quando se fala em equiparação com o exercito e Aeronáutica, pois que foi promovido ao posto de sub oficial inclusive na reserva foram os taifeiros e apenas eles, então quando falarem em equiparação falem apenas em equiparação nos mesmos moldes dos tão feitos, pois nós QESAS estamos na mesma situação dos dia QES ou pior, pois nenhum chegou a graduação de segundo sargento como alguns já foram no EB.

    Resposta
  • 27/12/2017 em 22:13
    Permalink

    A equiparação deve ser solicitada em consonância com os taifeiros da Aeronáutica e não com os sargentos QESA que estão no mesmo barco dos QE sem promoção, ainda assim os QEs são promovidos a segundo sargento e os QESAS continuam como terceiro e vão para reserva como tal terceiro sargento nenhum ar da foi a segundo como falam.

    Resposta
  • 28/12/2017 em 01:24
    Permalink

    Parabéns aos companheiros QE`S. Que tudo ocorra como previsto. Agora os restantes desprovidos de caráter que se lamentem. 80% querem continuar servindo cafezinho e sorrindo de piadas do chefe, mesmo na MMM, se sentem os maiores. 10% até que poderiam fazer algo, mas ainda pensam que o sistema vão o promover. Os outros 10% não faram nada mesmo, como falta pouco para reserva, já absorveram: só fazemos o essencial.
    “PARABÉNS AO FORO DE SÃO PAULO”, AOS POUCOS SEUS OBJETIVOS VÃO SE CONCRETIZANDO.

    Resposta
  • 28/12/2017 em 11:40
    Permalink

    Sgt Duare QE
    Vejo comentário de poucos saindo contra a merecida promoção, mas me lembro a quando Cabo Vi a muitos comentário de sgt dizendo esses QE acham q e sgt. Mas na verdade os chegado da escola de formação não sabiam nem tirar serviço na gda e nem por isto deixá de ser sgt. Mas tenho orgulho de ter passado por lá na época tive duas oportunidade de prestar o com curso mas minha oitava série não foi o suficiente e não consegui e o sistema não nos deu oportunidade de nem um curso nem com curso para q pudéssemos ganhar um pouco a mais para dar uma vida melhor para minha família. Hoje na reserva trabalho de eletricista industrial profissão q aprendi com meu velho pai, e essa ninguém ri de mim.

    Resposta
  • 29/12/2017 em 01:13
    Permalink

    Fico triste quando vejo um Sgt ou ST de escola criticando os QE.
    Quando um ST era promovido para 2 Ten QAO, nós sempre ficamos muito felizes pelo reconhecimento do seu trabalho.
    Para começo somos de quadros diferentes, vou expor aqui apenas um dos muitos exemplps que temos, os Sargentos de escola, quando chegam a ST têm a possibilidade de chegar em até Cap QAO, estão quase conseguindo chegar a Maj, porém, não prestaram concurso para serem oficiais e muito menos cursaram a AMAN, ou seja, quando atingem o topo da promoção do QUADRO, têm acesso a 3 promoções no oficialato (2 Ten, 1 Ten e Cap), seria um dever de justiça e isonomia que o Sgt QE ao atingir o topo do seu QUADRO tivesse acesso a 3 promoções também (2 Sgt, 1 Sgr e ST), com várias diferenças e vou citar apenas uma; os sargentos de escola não foram discriminados como os sargentos QE.
    Enfim, Irmãos de farda, não critiquem quem os ajudou por muitos anos.
    Que Deus nos abençoe.

    Resposta
  • 31/12/2017 em 18:56
    Permalink

    BOA TARDE! SOU O 2° SGT GAZIEL, QE, COM MUITO ORGULHO POIS TUDO QUE CONSEGUI HOJE FOI PELOS MEUS MÉRITOS, FICAMOS FALANDO TODA ESSA DIFERENÇA QUE HÁ, JÁ TRABALHEI NA SUBTENÊNCIA, AUXILIAR DO S/4, SEÇÃO DE SAÚDE, POIS TIVE QUE REALIZAR UMA REQUALIFICAÇÃO SOU O ÚNICO MILITAR COM DUAS QM NO EXÉRCITO (MÚSICO E SAÚDE), ATUALMENTE HOJE TEÓLOGO/PASTOR, E VCS FICAM AI DANDO OUVIDOS A ESSES SGTS DE CARREIRA QUE NEM TODOS TEM O ENSINO MÉDIO COMPLETO HÁ, HOJE VCS TEM PORQUE FORAM COBRADOS A ESTUDAR, MAS ISSO NÃO DÁ O DIREITO DE QUESTIONAR OS QES, ME TORNEI QE PELO MOTIVO DE PERDER O TÍMPANO DO OUVIDO DIREITO ERA MÚSICO NA ÉPOCA QUE PODERIA FAZER CARREIRA MUITOS NÃO LEMBRAM. PODERIA SIM SAIR PROMOVIDO APOSTO QUEM FALA DA NOSSA CLASSE NÃO TEM 10 ANOS DE SERVIÇO, E O QUE ELES QUEREM QUE OS QE ACABEM AGORA SIM NÓS VAMOS EMBORA, E OS DE CARREIRA VÃO APRENDER COM QUEM??????????????

    Resposta
  • 01/01/2018 em 19:15
    Permalink

    Não se pode rasgar a lei nem os regulamentos de promoções da força.
    Caso isso ocorra, afrontará completamente o princípio da legalidade e da isonomia.
    É inegável que os Sgt QE têm muito tempo de serviço no EB, mas foram beneficiados por uma estabilidade e a ascensão da graduação sem ter feito qualquer concurso para o provimento do cargo.
    Assim como os militares de carreira, se não são satisfeitos com a profissão, peçam baixa do serviço ativo.
    As porta da ESsA sempre esteve aberta para todos, alguns passaram e outros não.
    Logo, não adianta querer ser beneficiado com uma promoção descabida.
    Isso é a mesma coisa de um Sgt de escola querer ascender ao posto de Oficial Superior sem ter sido aprovado da EsFECEx.
    Cada um no seu lugar!

    Resposta
  • 11/01/2018 em 22:48
    Permalink

    Concordo em Parte, Milico Realista, porém para se fazer justiça os sargentos das escolas não deveriam sair Oficiais, pois não fizeram AMAN. Quem criou o Quadro Especial? Em que os Sgt QE prejudicam o pessoal das escolas? O que fez o Exército ao longo dos tempos para melhorar a Carreira = (Estabilidade) desses profissionais que foram relegados ao descaso? Quem paga os Sgt QE? Isonomia deve ser em plenitude para Todos, não para alguns. Muitos Oficiais foram sem concurso para AMAN, antes da EsSA muitos QAO fizeram o CFG (Curso de Formação de Graduados, na Tropa, concurso Interno) Por que somente essa discriminação e perseguição contra os Sargentos do Quadro Especial? Quem merece ser feliz?

    Resposta
  • 10/03/2018 em 14:09
    Permalink

    Estou decepcionado porque ninguém trata sobre a causa QESA, da FAB!
    Uma classe humilhada desde a década de 80, e até hoje, não corrigiram as injustiças!

    Os homens tinham que ir para a EEAER e passar dois anos lá, já a turma de cabos (do quadro feminino) que a FAB ia extinguir não, bastaram apresentar um certificado de 2º grau e pronto, foram promovidas sem curso! Pronto, aconteceu a quebra de hierarquia!

    Depois criaram o Quadro Especial de Sargentos como um “cala-boca” para acalmar os ânimos dos cabos da FAB, mas ficariam estagnados em 3S!

    Muitos recorreram a Justiça Federal, e a primeira turma ganhou, e foram promovidos a SubOficiais e continuaram com a ação para irem a Capitão.
    Todas as outras ações foram negadas… o que será que houve, se as situações eram semelhantes?

    Acho que tem algo de podre deve ter rolado!!!!!!!!!!

    Pra complicar, temos a Aspaer, que é contra a nossa causa, ou seja, os nossos inimigos estão dentro da própria força! Muito triste tudo isto!

    Muito já foi discutido sobre isso, mas aqueles que podem resolver a nossa situação, nada fazem devido ao “ORGULHO BESTA”!

    Ainda tem companheiros brigando pela causa, e que Deus os ilumine, pois eu infelizmente perdi as forças!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.