ALERTA: GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR PODE AGIR COMO POLÍCIA NO CARNAVAL?

Patrulha da Guarda Municipal de Salvador-BA, espancou populares, dentre esses o Major da PM BA, Sérgio Dias e seus familiares – Major é Comandante de Companhia Independente da PM-BA e reconhecido por aproximar a Polícia do Cidadão.

CENAS DE AGRESSÃO E DESPREPARO

O vídeo apresenta que os Guardas Municipais de Salvador, agiram com total despreparo agredindo, covardemente, populares que festejavam em shows da virada de ano em Salvador.

A GM – Guarda Municipal de Salvador demonstra que não possuem qualquer tipo de preparo, pois, ao invés de trazer a paz social, foram os causadores de verdadeiras cenas de selvageria.

GUARDAS MUNICIPAIS PODEM ATUAR NO CARNANAL DE SALVADOR?

Com a proximidade do Carnaval, nos cabe questionar: 1) esses agentes Municipais tem Poder de Polícia? Podem realizar Patrulhamento no Carnaval de Salvador? 3) Receberam formação para tal?

Tipificada pela Constituição Federal, às Guardas Municipais são destinadas a Guarda de Patrimônio Público, assim, não possuem Poder de Polícia para Patrulhar Ostensivamente, ainda que exista Lei Infraconstitucional ditando ao contrário.

As ações da Guarda Municipal em Salvador nos faz certificar que esses agentes não estão preparados para atuar frente a Patrulhamentos Ostensivos, especialmente no Carnaval de Salvador, quando se faz necessário bastante controle emocional para atuar com multidões de pessoas.

Sugerimos que a Guarda Municipal de Salvador realize formação, para ações de patrulhamento ostensivo, ministrado pela experiente Polícia Militar da Bahia”.

NOTA OFICIAL DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR 

As Relações Públicas da Guarda Municipal de Salvador, em Nota, apresentou que o vídeo da desastrosa ação de seus subordinados estaria sendo analisado. Porém certifica que será oportunizada a mais Ampla Defesa e Contraditório, bem como que não tolera ou incita seus homens ao cometimento de abusos, cabendo a sua corregedoria providências legais.

Porém nos resta apresentar que, no comunicado, faltou a prudência necessária do afastamento dos envolvidos, em trabalhos ostensivos.

COBRA-SE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

No vídeo apresentado nos parece claro a necessidade de atuação do Ministério Público Estadual, Fiscal da Lei, uma vez da possível existência de delito cometido por agente público, como abuso de autoridade e lesão corporal, dentre outros.

A população de Salvador vem apresentando em vídeos, áudios e comentários nas mídias sociais, da necessidade de frear o ímpeto da GM de Salvador, uma vez entenderem que tais abusos tornaram-se rotina em diversas ações dos agentes municipais.

CLIMA DE PERPLEXIDADE E REVOLTA NA PM BA – “PEDIMOS CALMA”

Em redes sociais, o que temos observado é que a situação exaltou clima de revolta e perplexidade dos Policiais Militares que, de certa forma, apresentam a possibilidade de retaliação.

Pedimos que seja evitado todo o tipo de acirramento ou de rivalidade, uma vez que a Sociedade paga e precisa que os agentes do Estado, descritos no artigo 144 da Constituição Federal, estejam unidos para fazer frente a enorme criminalidade existente.

Entendemos que há necessidade de pronta resposta das autoridades envolvidas, no tocante às providências tomadas para com esses agentes que, claramente, infligiram os ditames legais, também como forma de conter o crescimento de desnecessária rivalidade.

Há necessidade dos GM demonstrar respeito para com os membros da PM BA, Instituição histórica e de maior relevância no cenário da Segurança Pública da Bahia”.

4 comentários em “ALERTA: GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR PODE AGIR COMO POLÍCIA NO CARNAVAL?

  • 03/01/2018 em 21:00
    Permalink

    Lamentável! Cenas de selvageria, se fizeram isso com uma autoridade Policial, oq um cidadão comum pode esperar de GM de Salvador? Total despreparo! E são fatos reincidentes!

    Resposta
  • 04/01/2018 em 00:52
    Permalink

    lamentável o ocorrido!
    Cabe o poder público tomar providências enérgicas e urgente diante do fato. Não pode ficar em pune os envolvidos.As imagens mostram total despreparo de uma Guarda que está ali para manter a ordem e proteção da população.Olhe que são fatos recorrentes.

    Resposta
  • 04/01/2018 em 19:11
    Permalink

    Precisamos q essa GM com seus esforços preparados porem venham sim a se somar ao esmero trabalho de combate a violência na nossa cidade mas q olhem tambem os nossos bens publicos como estatuas praças e colegios.

    Resposta
  • 04/01/2018 em 22:49
    Permalink

    Pessima!! Guarda municipal, MUITO DESPREPARO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.