PROMOÇÕES DE INGRESSO AO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS (QAO) – DA DESESPERANÇA AO JUDICIÁRIO
Nesta data foi divulgada mais uma relação de Quadro de Acesso às Promoções de ingresso ao QAO: “mudaram as estações, nada mudou, mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim tão diferente. Se lembra quando agente chegou um dia acreditar (…). QA_QAO (clik)
A DESESPERANÇA
Esse é o sentimento dos Subtenentes, que passaram algumas tantas vezes em quadro de acesso às promoções do QAO, e a cada junho e dezembro tem o desprazer em prestar continência a militar, outrora subordinado. A incredulidade aumenta à medida que se compara a carreira profissional de alguns promovidos em relação a militares preteridos e se verifica que, os primeiros, não possuíam méritos ou pontuação superior e até mesmo foram sancionados disciplinarmente com prisões que afeta o decoro da classe ou mesmo condenados, em sentenças criminais. Então nos vem novamente, a talhe de foice, quais seriam os motivos da Instituição, de maior credibilidade nacional, manter os trabalhos das comissões de promoções, em sigilo, sem a observância de preceitos constitucionais, especialmente, a Publicidade, tão cara e necessária no Estado Democrático de Direito, como bem assenta o STF, pela supremacia do Interesse do Público, quanto tratar-se de agentes públicos ou em função, cito ARE 652777/SP.
RAQUEL DODGE – “NINGUÉM ESTÁ ACIMA OU ABAIXO DA LEI”
À medida que os anos passam e não há qualquer espécie de mudança, resta, infelizmente, apelar para o desgastante, porém necessário, processo judicial, com um único fito, que a Justiça diminua todo o sofrimento, angústia, decepção e constrangimentos que, invariavelmente, resulta em problemas familiares e de saúde, uma vez ser inevitável a frustração e lembranças.
Resta lutar pela Lei de Promoções ao Quadro Auxiliar de Oficiais, de forma isonômica e comum às três Forças, Marinha, Exército e Aeronáutica, como único mecanismo eficaz e definitivo, com plano de carreira definido, para os oriundos das Escolas de Sargentos. “Todos são iguais perante a Lei. Façamos valer o nosso poder com o Voto”.
Muita boas palavras Messias Dias……pura realidade……
É lamentável essa situação. Não entendo o porquê das coisas evoluírem tão lentamente no nosso Exército. Não há outra saída senão socorro jurisdicional.
O maior dos problemas é a falta de segurança das promoções, sem publicidade e moralidade. Assim afetando a legalidade.
Também o moral da tropa está no chinelo.
Enquanto Generais falando merda de intervenção Militar.
Vão procurar o que fazer…
Todos são iguais perante a lei. Mas, a lei também tem que ser igual para todos.
Em se tratando de promoção dentro do EB tem que parar no MPF, o fiscal da lei deve intervir urgentemente.
Não entendo por que a CP QAO pontua, se o Militar deve possuir mérito suficiente.
Se a comissão não recebe competência para pontuar.
O que falar então da falta de motivação.
Realmente isso é uma vergonha para a instituição de maior credibilidade, não consigo entender como um militar com punições graves consegue ser promovido na frente de militar que nunca foi punido, estamos a mercê da vontade de um CMT que não conhece bem 10% da carreira do militar e não se dá o trabalho de ler as suas alterações.
Já passou da hora do MPF intervir nessa sinistra sistemática promoção de graduados e de subtenentes a oficial do QAO
A sistemática de promoção ao QAO é dita como promoção por merecimento… MERECIMENTO é o que o profissional faz por merecer, é o que ele atingiu por mérito próprio, a existência de uma Comissão que DÁ até 49 pontos conforme suas vontades, sem transparência, sem publicidade e ferindo os princípios da Administração Pública demonstra que a promoção ao QAO é sim por escolha – escolha da Comissão. Some-se a isso a falta de uma LEI que trate sobre a promoção dos praças e não esse absurdo de Portarias mutáveis conforme o vento, essa injustiça vai continuar enquanto isso não mudar. Já passou da hora do MPF intervir e dar jeito nessa situação.
Messias, parabéns pela reportagem. Infelizmente o único caminho que vejo para uma futura mudança nesta sistemática de promoções covarde e cruel é a justiça, além de talvez com a possibilidade da mídia atuar a favor dos graduados, possa haver algum reflexo e constrangimento dos altos coturnos que podem ser vistos como agindo de maneira incoerente, apoiando uma intervenção caso necessária para moralizar e ordenar a sociedade, mas internamente existem irregulares e injustiças não sanadas há décadas.
Total falta de respeito com Militares que dedicam uma vida ao Exército, e ao final da carreira são desprezados sem ao menos saberem porque não são promovidos. Falta de transparência, injustiça total.
Boa tarde, gostaria da possibilidade de enviar uma mensagem para você postar sobre promoção de QAO
Parabéns Messias pela matéria, temos que nos unir e pedir a Deus que nos ajude nesta guerra onde dedicamos uma vida o Exercito e a pátria e no final de carreira não temos o mínimo de reconhecimento.
É uma decepção que ao final de uma vida dedicada ao EB, sejamos praticamente descartados como se não tivéssemos contribuído em nada para a instituição. A situação de não promoção é triste, mas o principal, a meu ver, é a total falta de transparência, onde os ST não conseguem ficar sabendo a razão de não conseguirem a promoção. Neste quadro vivenciamos não somente o constrangimento de ver militares que ajudamos a formar tornando-se inclusive nossos chefes, mas , mesmo de forma velada, o rótulo de incompetente ou de insubordinado, isso quando não ouvimos a boca miúda o ” coitado, não vai mais a nada, devia pedir reserva.” Coitados não somos… injustiçados com certeza, mas não nos curvaremos mais. Vamos a justiça.
Parabéns Messias por esta excelente matéria. Eu não consigo entende como o militar em apenas 6 meses consegue ganhar 12 pontos da Comissão CP-QAO. Talvez essa seja a maior revolta dos ST preteridos e não saber o motivo de um companheiro ganhar tantos pontos e ele quase nenhum. E aonde esses pontos foram dados, quais os méritos?, qual e a regra? A Administração pública (EB) tá sujeita aos princípios da publicidade, transparência, razoabilidade , motivação, proporcionalidade, entre outros. Cadê o exemplo da Instituição de maior credibilidade no País.